3 QUESTÕES PARA TESTAR SEU CONHECIMENTO
As questões abaixo irão testar seu conhecimento sobre as funções administrativas. Após resolvê-las, confira suas respostas com as resoluções abaixo. Faça o teste e compartilhe seu resultado conosco.
QUESTÕES
Questão 1: Provas: Quadrix – 2017 – CFO-DF –
Técnico em Secretariado
Acerca de administração, organização e cultura
organizacional, julgue o item a seguir:
Na Escola Clássica da Administração, Henri Fayol
criou a teoria administrativa, que elencava cinco funções administrativas,
sendo elas: previsão; organização; comando; coordenação; e execução.
( ) Errado
( ) Certo
Questão 2: Provas: Câmara de Mongaguá – SP – 2016 –
Câmara de Mongaguá – SP – Controlador Interno
De acordo com 5 funções essenciais da função
administrativas podemos definir organizar:
(A)
Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como estes vão ser
alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações
para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de
base diretora à operacionalização das outras funções.
(B) Faz com que os subordinados executem o que deve
ser feito. Pressupõe-se que as relações hierárquicas estejam claramente
definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se
influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração
de cada um para a realização dos objetivos definidos.
(C) É a forma de coordenar todos os recursos da
empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma
segundo o planejamento estabelecido.
(D) Estabelecer padrões e medidas de desempenho que
permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que
a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a
probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.
(E) A implantação de qualquer planejamento seria
inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando
as metas traçadas.
Questão 3: Provas: IF-TO –
2016 – IF-TO – Assistente em Administração
Tendo em vista as funções
administrativas, avalie os itens a seguir e marque a opção correta.
I. O planejamento é a função
administrativa que define a empresa no início dos planos: o que é, o que faz,
onde e como está e estabelece o que a empresa quer ser, o que quer fazer, como
quer estar e onde quer estar em determinado momento do futuro.
II. Organização significa o ato
de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua
administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um.
III. Controle é a mais complexa
função administrativa porque envolve a orientação, assistência à execução,
comunicação e motivação.
IV. A última fase do controle é
a ação preventiva. Através dela, poderão ser revistos os objetivos alcançados e
traçados novos rumos.
(A) V, V, V, F.
(B) F, F, V, V.
(C) V, V, F, F.
(D) V, V, F, V.
(E) Nenhuma das alternativas
anteriores.
RESPOSTAS
Questão 1: Provas: Quadrix – 2017 – CFO-DF –
Técnico em Secretariado
( X ) Errado
Comentário:
Escola Clássica – Fayol
1. Prever: Visualizar o futuro e traçar o
programa de ação.
2. Organizar: Constituir o duplo organismo
material e social da empresa.
3. Comanda: Dirigir e orientar o pessoal.
4. Coordenar: Ligar, unir, harmonizar
todos os atos e esforços coletivos.
5. Controlar: Certifica-se de que tudo
ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Questão 2: Provas: Câmara de Mongaguá – SP – 2016 –
Câmara de Mongaguá – SP – Controlador Interno
Letra (C)
Comentário:
ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis
para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das
autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.
Questão 3: Provas: IF-TO – 2016
– IF-TO – Assistente em Administração
Letra (C)
Comentário:
I. Verdadeiro
PLANEJAMENTO: Planejar é
definir os objetivos para alcançar a finalidade da empresa, decidir como
alcançar, desenvolvendo planos de ações e programando as atividades para
alcançar as metas definidas.
II. Verdadeiro
ORGANIZAÇÃO: Organiza-se os
recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição
das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da
organização.
III. Falso
Na verdade a função mais
complexa do processo administrativo é a Direção.
DIREÇÃO: Esta é a função da
tomada de decisões, de liderança e intercomunicação com os subordinados.
IV. Falso
CONTROLE : Esta diretamente
ligado ao planejamento, nesta função devem ser avaliados os progressos da
empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções (ação corretiva)para
garantir que os resultados sejam satisfatórios. O erro está em dizer que a última
fase do controle é a ação preventiva, quando na verdade é a ação corretiva.
Comentários
Postar um comentário