3 QUESTÕES PARA TESTAR SEU CONHECIMENTO

As questões abaixo irão testar seu conhecimento sobre as funções administrativas. Após resolvê-las, confira suas respostas com as resoluções abaixo. Faça o teste e compartilhe seu resultado conosco. 

QUESTÕES

Questão 1: Provas: Quadrix – 2017 – CFO-DF – Técnico em Secretariado
Acerca de administração, organização e cultura organizacional, julgue o item a seguir:

Na Escola Clássica da Administração, Henri Fayol criou a teoria administrativa, que elencava cinco funções administrativas, sendo elas: previsão; organização; comando; coordenação; e execução.

(  ) Errado
(  ) Certo


Questão 2: Provas: Câmara de Mongaguá – SP – 2016 – Câmara de Mongaguá – SP – Controlador Interno
De acordo com 5 funções essenciais da função administrativas podemos definir organizar: 

(A) Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como estes vão ser alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.
(B) Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe-se que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

(C) É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

(D) Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

(E) A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.


Questão 3: Provas: IF-TO – 2016 – IF-TO – Assistente em Administração
Tendo em vista as funções administrativas, avalie os itens a seguir e marque a opção correta.

I. O planejamento é a função administrativa que define a empresa no início dos planos: o que é, o que faz, onde e como está e estabelece o que a empresa quer ser, o que quer fazer, como quer estar e onde quer estar em determinado momento do futuro.

II. Organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um.

III. Controle é a mais complexa função administrativa porque envolve a orientação, assistência à execução, comunicação e motivação.

IV. A última fase do controle é a ação preventiva. Através dela, poderão ser revistos os objetivos alcançados e traçados novos rumos.

(A) V, V, V, F.
(B) F, F, V, V.
(C) V, V, F, F.
(D) V, V, F, V.
(E) Nenhuma das alternativas anteriores.



RESPOSTAS

Questão 1: Provas: Quadrix – 2017 – CFO-DF – Técnico em Secretariado
( X ) Errado

Comentário:
 Escola Clássica – Fayol
1.    Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
2.    Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
3.    Comanda: Dirigir e orientar o pessoal.
4.    Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.
5.    Controlar: Certifica-se de que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.


Questão 2: Provas: Câmara de Mongaguá – SP – 2016 – Câmara de Mongaguá – SP – Controlador Interno
Letra (C)

Comentário:
 ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.


Questão 3: Provas: IF-TO – 2016 – IF-TO – Assistente em Administração
Letra (C)

Comentário:
 I. Verdadeiro
PLANEJAMENTO: Planejar é definir os objetivos para alcançar a finalidade da empresa, decidir como alcançar, desenvolvendo planos de ações e programando as atividades para alcançar as metas definidas.

II. Verdadeiro
ORGANIZAÇÃO: Organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.

III.  Falso
Na verdade a função mais complexa do processo administrativo é a Direção.
DIREÇÃO: Esta é a função da tomada de decisões, de liderança e intercomunicação com os subordinados.

IV. Falso
CONTROLE : Esta diretamente ligado ao planejamento, nesta função devem ser avaliados os progressos da empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções (ação corretiva)para garantir que os resultados sejam satisfatórios. O erro está em dizer que a última fase do controle é a ação preventiva, quando na verdade é a ação corretiva.






Comentários

Postagens mais visitadas